A airBaltic revelou oficialmente o seu 50º Airbus A220-300 numa cerimónia especial realizada em Mirabel, no Canadá, com a presença de representantes da companhia aérea e da Airbus.
Como cliente de lançamento do modelo A220-300 há oito anos, a ocasião teve um significado especial para os participantes, assinalando a colaboração duradoura entre a airBaltic e a fabricante de aeronaves.
O novo avião, apresentado a 4 de fevereiro de 2025, ostenta uma impressionante pintura desenvolvida através de um concurso público promovido pela companhia em 2024.
O design do A220-300 inclui uma interpretação artística da bandeira da Letónia e retrata uma jovem a voar entre as nuvens, com longos cabelos esvoaçantes adornados por uma coroa tradicional.
A nova pintura simboliza os três estados bálticos — Letónia, Lituânia e Estónia — através de elementos criativos como uma joaninha, uma andorinha e uma cegonha.

“Há mais de oito anos tornámo-nos o operador de lançamento mundial do Airbus A220-300, que desde então se tornou a espinha dorsal das nossas operações. Este marco representa a conclusão da nossa encomenda inicial e marca o ponto intermédio para o nosso objetivo de operar uma frota unificada de 100 A220-300 até 2030”, afirmou Martin Gauss, Presidente e CEO da airBaltic.
Gauss acrescentou: “Estamos felizes por estar aqui com o nosso parceiro de longa data, a Airbus, e com os nossos stakeholders para celebrar a revelação deste avião especial.”
O concurso público recebeu 840 propostas de pintura, das quais três foram selecionadas após uma votação junto dos membros do programa de fidelização. A airBaltic escolheu uma das finalistas e ajustou o design para cumprir os requisitos técnicos da aeronave.
Benoît Schultz, CEO da Airbus Canadá, declarou: “A airBaltic foi a primeira a receber um A220-300 há oito anos, sendo um dos nossos clientes de longa data. Estamos satisfeitos por celebrar com eles a entrega do seu 50º A220 e honrados por continuar a ser o parceiro preferido enquanto expandem a sua frota.”
A aeronave com a pintura especial deverá integrar a frota da airBaltic ainda em fevereiro de 2025.