O Grupo Lufthansa revelou mais detalhes sobre a integração da recém-adquirida companhia aérea italiana ITA Airways nas suas operações globais. Em comunicado de 3 de fevereiro de 2025, o grupo alemão anunciou medidas pós-fusão que abrangem desde a unificação de programas de fidelização, operações conjuntas em determinados terminais, acesso a lounges, partilha de códigos de voo e coordenação de horários.

Numa conferência de imprensa realizada em Roma, Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG, Sandro Pappalardo, Presidente da ITA Airways, e Joerg Eberhart, CEO da ITA Airways, apresentaram os progressos já alcançados para integrar a companhia italiana no grupo, detalhando os benefícios previstos para os clientes da ITA e parceiros do Grupo Lufthansa.

A partir de agora, os 36 milhões de membros do programa de fidelização “Miles & More” poderão acumular e resgatar milhas em voos da ITA Airways. Da mesma forma, os 2,7 milhões de membros do programa Volare poderão utilizar os seus pontos em voos operados pela Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines e Brussels Airlines.

A partir de 30 de março de 2025, com o início do horário de verão da IATA, passageiros da ITA Airways e das companhias do Grupo Lufthansa passarão a beneficiar de operações conjuntas num único terminal nos principais hubs alemães: Frankfurt (FRA) e Munique (MUC). Segundo o grupo, esta mudança visa transferências mais rápidas e confortáveis.

Em Frankfurt, a ITA Airways passará para o Terminal 1, enquanto em Munique utilizará o Terminal 2. Noutros hubs do Grupo Lufthansa, bem como nos principais aeroportos da ITA Airways, como Roma-Fiumicino (FCO) e Milão-Linate (LIN), já se verifica a operação conjunta nos mesmos terminais.

Os horários dos voos entre os hubs do Grupo Lufthansa (Frankfurt, Munique, Zurique, Viena e Bruxelas) e os principais hubs da ITA Airways (Roma e Milão) serão ajustados para oferecer mais flexibilidade aos clientes.

Também a partir de 30 de março de 2025, os passageiros da ITA Airways terão acesso a cerca de 130 lounges do Grupo Lufthansa e parceiros em todo o mundo. Reciprocamente, os lounges da ITA Airways estarão disponíveis para passageiros do Grupo Lufthansa.

Um novo acordo de partilha de códigos será lançado para melhorar a flexibilidade nas reservas e a conectividade. Inicialmente, mais de 100 rotas terão números de voo compartilhados, facilitando combinações de voos das diferentes companhias num único bilhete. Esta parceria permitirá aos passageiros da ITA Airways acesso a mais de 250 destinos do Grupo Lufthansa

Uma das mudanças mais significativas será a saída da ITA Airways da aliança SkyTeam, com o período de transição já em curso e previsto para terminar a 30 de abril de 2025. A companhia italiana integrará a Star Alliance, da qual a Lufthansa é membro fundador, durante o primeiro semestre de 2026.

A transição é vista como fundamental para o sucesso da nova estrutura conjunta. A SkyTeam, juntamente com membros como a Air France, KLM e Delta Air Lines, está a colaborar com a ITA Airways para garantir uma transição suave para clientes e parceiros.

Carsten Spohr sublinhou que a integração da ITA Airways no Grupo Lufthansa marca “o início de uma história de sucesso conjunta para clientes, colaboradores e acionistas.” O CEO destacou ainda a confiança de que a ITA Airways alcançará lucro já este ano, consolidando a sua posição na rede expandida do grupo.