O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) anuncia a realização da quinta edição do seu congresso anual, este ano sob o tema “Formação”. O evento, que se afirma como uma referência na valorização da classe dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (TMA), decorrerá em 8 de fevereiro de 2025 e reunirá especialistas do setor da aviação e da formação profissional, bem como contará com a presença dos Presidentes de Conselho de Administração da TAP, Dr. Luís Rodrigues, da SATA, o Dr. Rui Coutinho e com a Presidente do Conselho de Administração do ANAC, Dra. Ana Vieira da Mata.
Jorge Alves, presidente do SITEMA, sublinha que “o congresso deste ano tem como principal objetivo promover e reforçar a importância da formação contínua dos TMA, garantindo que os profissionais classe se mantêm altamente qualificados e preparados para os desafios do setor.
A qualificação é a base da excelência na manutenção aeronáutica e essencial para garantir a segurança e a eficiência operacional”.
O evento contará com diversas intervenções sobre a formação e a sua relevância no desenvolvimento profissional dos TMA:
- Rita Lagaillarde (Diretora da Qualidade na TAP M&E);
- Robert Swankhuizen (AEI – Aircraft Engineers International);
- Margarida Rodrigues (Professora na Escola Gago Coutinho);
- Bruno Agostinho (TMA e Formador);
- Rui Coutinho (Presidente do Conselho de Administração da SATA);
- Cristina Danut (CENFORTEC);
- Ana Vieira da Mata (Presidente do Conselho de Administração do ANAC);
- Luís Leitão (Analista Financeiro).
O Tema: Formação
A edição deste ano foca-se na importância da formação inicial e contínua para os Técnicos de Manutenção de Aeronaves, analisando o seu impacto na segurança operacional, na competitividade do setor e no desenvolvimento profissional dos técnicos. Serão discutidos os desafios da formação académica e prática, bem como as tendências futuras no ensino e na certificação profissional.
Jorge Alves, presidente do SITEMA, sublinha que “o congresso anual é sempre dedicado a enaltecer a classe, não só na aviação civil como na sociedade em geral. Os TMA portugueses têm muito boa reputação a nível internacional, demoram em média 10 anos a qualificarem-se para a função, daí serem dos mais disputados no mercado. O objetivo do congresso é promover a retenção do talento em Portugal e potenciar o mesmo”.
O SITEMA reúne mais de 900 associados, integrados em empresas de transporte e manutenção de aeronaves em Portugal, tais como OGMA, TAP, SATA, EuroAtlantic, PGA, MESA, AVINCI e Aeromec. O congresso será um espaço privilegiado para troca de experiências e partilha de conhecimento, contribuindo para a contínua valorização da profissão.