A Boeing anunciou que a Lufthansa será a primeira companhia aérea a receber o novo modelo Boeing 777X, pondo fim a especulações que apontavam a Emirates como possível operadora inaugural.

A montagem do primeiro Boeing 777X para a Lufthansa começou em Everett, Washington, em fevereiro de 2019. Inicialmente, a entrega estava prevista para 2020, mas foi sucessivamente adiada, tendo agora como meta o ano de 2027.

Durante a apresentação dos resultados financeiros, Brian West, diretor financeiro e vice-presidente executivo da Boeing, afirmou que, apesar dos recentes recomeços nos testes de voo, a expectativa atual é que a primeira entrega ocorra ainda em 2026.

Kelly Ortberg, CEO da Boeing, referiu que não há atualizações sobre o calendário de certificação do 777X. O executivo destacou ainda que a empresa enfrenta desafios relacionados à certificação de assentos, mencionando que os problemas enfrentados com o B787 serviram como aprendizagem.

Com a chegada do Boeing 777X, a Lufthansa planeia introduzir uma nova suite de primeira classe na sua frota de longo curso. Além disso, o novo layout da Classe Executiva permitirá pela primeira vez que os passageiros tenham compartimentos individuais, abandonando o tradicional esquema de assentos 2-2-2.

A Lufthansa tem encomendadas 20 unidades do Boeing 777-9, com uma opção para adquirir mais 14 aeronaves.

O CEO da Boeing reconheceu que a Lufthansa e a Boeing “têm e continuam a enfrentar desafios com os assentos”, referindo-se aos modelos executivos e de primeira classe ‘Allegris’ instalados no 787 Dreamliner, que ainda aguardam certificação da FAA. Embora o interior do 777X seja ainda mais complexo, está abrangido pelo programa geral de certificação da aeronave.