A tempestade Eowyn atingiu a Irlanda e o Reino Unido com ventos recorde, causando interrupções significativas nas viagens aéreas em diversos aeroportos do país.

No dia 24 de janeiro de 2025, o Met Office do Reino Unido emitiu alertas vermelhos para a Irlanda do Norte, assim como para as regiões central e sudoeste da Escócia, devido aos ventos extremamente fortes que criaram “condições muito perigosas”.

De acordo com o Met Office, os ventos provenientes de sudoeste, e posteriormente do oeste, intensificaram-se rapidamente, registando rajadas de 80 a 90 mph (130 a 145 km/h) em várias áreas, com algumas zonas costeiras expostas a velocidades que atingiram as 100 mph (160 km/h). Na Irlanda, foi registada uma rajada recorde de 183 km/h.

Estes ventos extremos provocaram perturbações significativas nos transportes, em especial na aviação, levando ao cancelamento e atraso de numerosos voos. Diversos aeroportos emitiram isenções de viagem para os passageiros afetados.

Os aeroportos mais impactados pelos cancelamentos foram Dublin, Edimburgo, Heathrow e Glasgow.

  • O Aeroporto de Dublin registou 116 cancelamentos e 17 atrasos, com cerca de 230 voos cancelados no total, tanto de partidas como de chegadas. Num alerta publicado no Facebook, o aeroporto informou sobre “mais cancelamentos e atrasos de voos ao longo do dia”.
  • O Aeroporto de Edimburgo registou 81 cancelamentos e dois atrasos, tendo emitido uma isenção de viagem e informado que “nenhum voo operará enquanto vigorar o alerta meteorológico vermelho”. Inicialmente, estavam previstos 136 voos de partida, 124 voos de chegada e cerca de 28.000 passageiros no aeroporto.
  • O Aeroporto de Heathrow registou 62 cancelamentos e 49 atrasos, enquanto o Aeroporto de Glasgow teve 43 cancelamentos e oito atrasos.

O Aeroporto de Manchester também atualizou os viajantes sobre o impacto das condições meteorológicas adversas. Num comunicado partilhado na plataforma X, as autoridades do aeroporto aconselharam os passageiros a verificarem junto das companhias aéreas a informação mais recente sobre os voos.

Os passageiros são fortemente recomendados a manterem-se atentos às atualizações das suas companhias aéreas e aos avisos meteorológicos em vigor, já que as condições poderão continuar a afetar as operações nos próximos dias.