O canopy de um Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF) foi ejetado durante uma emergência em voo, antes de o piloto conseguir aterrar em segurança na Base da RAF de Coningsby, em Lincolnshire.

De acordo com a RAF, o caça, pertencente ao Esquadrão XI (F) daquela base, teve o canopy removido pelo piloto enquanto sobrevoava o Mar do Norte. Inicialmente, foi sugerido que o incidente poderia estar relacionado a uma possível colisão com aves, mas as causas ainda estão sob análise.

Após o ocorrido, a aeronave regressou em segurança à base, e o piloto não sofreu quaisquer ferimentos, segundo confirmou a RAF.

O fotógrafo Richard Boettcher, que estava presente no local, relatou ter ouvido através de um rádio VHF que o piloto havia declarado emergência devido à perda do canopy. Ele descreveu que o caça, sem o canopy, foi escoltado de volta à base por outro jato. “Eles chegaram a uma altitude muito baixa e a uma velocidade mais reduzida do que o habitual”, acrescentou.

O incidente aconteceu apenas uma semana após outro problema envolvendo um Eurofighter Typhoon. No dia 17 de janeiro, com a perda de uma peça do caça sobre Haisthorpe, perto de Bridlington. Felizmente, não houve danos materiais ou ferimentos registados, de acordo com um porta-voz da RAF.