Realizou-se esta terça feira no Museu do Ar, em Sintra, a cerimónia de constituição da Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA), presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
A ASA, da qual a TAP também é signatária fundadora, é constituída no âmbito do Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação (RONDA) e num princípio de cooperação entre as diferentes partes interessadas do sistema da aviação civil em Portugal.
Reúne o setor da aviação, associações do setor, grupos de interesse, representantes de instituições e da academia e empresas que operam em diferentes capacidades na cadeia de abastecimento e no setor dos transportes e logística em geral.
São signatários da ASA o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, além de diversas entidades, como a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) e a Força Aérea.
A TAP, Grupo SATA, Grupo Hi Fly, EuroAtlantic Airways, Netjets Europe, Executive Jet Management Europe (EJME), TAAG Linhas Aéreas de Angola, RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal, International Air Transport Association (IATA), ANA – Aeroportos de Portugal, S.A., NAV Portugal, E.P.E. – Navegação Aérea de Portugal, Menzies – SPDH – Serviços Portugueses de Handling, S.A, Portway – Handling de Portugal S. A., AED Cluster Portugal – Aeronáutica, Espaço e Defesa, AIRBUS, EMBRAER, OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. são outras das entidades signatárias da ASA.
Também a ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético, DGEG — Direção-Geral de Energia e Geologia, LNEG — Laboratório Nacional de Energia e Geologia, ADENE – Agência para a Energia, ANI – Agência Nacional de Inovação, GALP Energia, S.A., REPSOL Portuguesa, BP Portugal, The Navigator Company, SmartEnergy Portugal, REN – Redes Energéticas Nacionais, APPB – Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustível, EPCOL – Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes, APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, ABA – Associação Bioenergia Avançada, Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono (PCBC), ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável integram a Aliança.
Da ASA, fazem ainda parte a Atlântica – Instituto Universitário, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho.
A TAP, que recebeu recentemente a certificação ambiental da IATA , está empenhada em continuar a adotar procedimentos que melhorem continuamente o desempenho ambiental das suas operações e reafirma o seu compromisso com um futuro mais sustentável.