A Global Airlines foi fundada em 2021, pelo empresário britânico James Asquith. De acordo com a informação veiculada no site, a companhia aérea pretende “revolucionar os voos comerciais”. A Global Airlines, em parceria com a Hi Fly, irá operar com um A380 nas rotas Londres-Gatwick para Nova York e Los Angeles.
O principal objetivo da nova companhia é “oferecer uma experiência de excelência mudando a forma como os passageiros vivenciam as viagens aéreas comerciais”. Tendo em conta os transtornos provocados em quem anda de avião a companhia pretende trazer de novo “a era de ouro da aviação”. O plano é iniciar as operações comerciais ainda este ano.
De forma a fazer face aos padrões comerciais que pretende impor, independentemente da classe em que viaja, a companhia irá operar com um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. “Combinando a mais avançada tecnologia da aviação e um design de cabine inspirado e celebrado pela sua excelente qualidade em todos os aspetos”, refere o site da companhia. Têm sido revelados alguns detalhes do serviço de excelência que a Global Airlines procura oferecer, como champanhe de alta qualidade e o destaque para a integração de caviar no serviço quer de primeira classe como da classe executiva, sendo que este tipo de produto é normalmente apenas servido em primeira classe no serviço da maioria das companhias existentes.
Em setembro de 2023, a Global Airlines celebrou um acordo com Hi Fly “para trabalharem juntas no desenvolvimento e manutenção das quatro aeronaves A380 que a nova companhia aérea tem planos para adquirir”.
“O foco de curto prazo para ambas as organizações são os processos de Entrada em Serviço (EIS) e Retorno ao Serviço (RTS) para a primeira aeronave da Global, com início previsto para os próximos meses. No entanto, ambas as empresas explorarão outras formas de ampliar a sua colaboração, unidas por uma paixão pela aeronave e uma crença compartilhada no seu potencial e apelo duradouros”, salienta a Global Airlines na informação disponível no site.
Para o presidente executivo (CEO) e fundador da Global Airlines, James Asquith, “este anúncio levou muito tempo para ser feito, e eu disse desde o início que nós da Global queremos trabalhar com os melhores e mais experientes parceiros, e a Hi Fly é exatamente isso”, referindo ainda a experiência da Hi Fly relativamente ao modelo A380.
Já o presidente executivo (CEO) e gerente responsável da Hi Fly, Antonios Efthymiou, mencionou: “assim que o James e sua equipa anunciaram o lançamento da Global, ficamos felizes em fazer parte da contínua revitalização do A380.”
Em de 2024, a equipa da Hi Fly transportou com sucesso o primeiro Airbus A380-841 da Global Airlines, com o registo 9H-GLOBL, numa viagem a partir do Aeroporto do Deserto do Mojave, nos EUA para o aeroporto de Prestwick, na Escócia. Em outubro o A380 realizou uma nova viagem de 789 milhas náuticas entre o aeroporto de Prestwick, na Escócia, para Dresden, na Alemanha, onde tem estado em manutenção nas instalações da EFW. A aeronave é esperada no decorrer do mês de janeiro em Beja, Portugal, onde a Hi Fly dispõe de instalações de manutenção, com o objetivo de efetuar a preparação final da aeronave para o início das operações. Será terminada a pintura da fuselagem e a customização de interiores de acordo com os padrões da Global Airlines.
A Hi Fly é especialista em wet lease de aeronaves Airbus widebody, certificada pela EASA e IOSA e aprovada pela FAA com COAs em Portugal e Malta, e licenciada para operar globalmente. A companhia dispõe de uma frota Airbus, disponível para wet lease e fretamento de passageiros e carga, em contratos de curto, médio e longo prazo.