O Grupo Iberia, composto pela Iberia, Iberia Express e Iberia Regional Air Nostrum, alcançou um marco significativo em 2024, transportando quase 31 milhões de passageiros ao longo do ano, conforme divulgado em comunicado oficial.
Segundo os dados apresentados, o grupo somou um total de 30.732.745 passageiros.
A Iberia, principal operadora do grupo, transportou 18.677.812 passageiros, enquanto a Iberia Express e a Air Nostrum registaram, respetivamente, 7.687.718 e 4.367.215 passageiros. De acordo com a nota oficial, este crescimento deve-se à maior procura tanto por viagens de lazer como de negócios, bem como ao desempenho positivo de todos os mercados, especialmente na América Latina, além da inclusão de novos destinos ao longo do último ano.
Relativamente à capacidade oferecida em 2024, a companhia destacou a disponibilização de cerca de 5,3 milhões de lugares em voos de e para a América Latina, representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior. A operação incluiu aproximadamente 320 voos semanais ligando a Europa a 18 destinos na região.
Beatriz Guillén, diretora global de Vendas da Iberia, enfatizou o impacto das rotas para a América Latina, assim como o desempenho positivo em mercados na América do Norte, Europa e na rota recém-inaugurada para o Japão, como fatores determinantes para atingir este recorde.
Entre as novas rotas lançadas este ano, destacam-se Tóquio, no Japão, bem como ligações para Tirana, Liubliana, Salzburgo, Innsbruck e Tromso.
Além disso, o crescimento também se verificou nos mercados domésticos e europeus. A Iberia Express obteve uma forte adesão nas rotas para as Canárias e Baleares, enquanto a Iberia Regional Air Nostrum reforçou a conectividade em trajetos nacionais e internacionais, contribuindo para o sucesso do grupo e respondendo à crescente procura dos clientes.