​​​​​A TAP Air Portugal e a Portugália Airlines celebram um marco histórico no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao conquistarem a certificação ambiental IATA (Environmental Assessment – IEnvA). Esta é a primeira certificação ambiental para ambas as Companhias aéreas, reafirmando o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação.

A certificação IEnvA, baseada na norma ISO 14001, reflete a implementação de um sistema de gestão ambiental robusto, projetado para garantir a eficácia da aplicação de boas práticas que minimizem os impactes ambientais, o que implicou a definição de uma Política Ambiental abrangente para ambas as Companhias. A certificação IEnvA incidiu, nesta fase, nas atividades com impactes ambientais relevantes associados às operações de voo globais das duas Companhias e aos edifícios corporativos em Portugal.

“Esta certificação representa um passo importante na nossa jornada contínua de sustentabilidade. Estamos empenhados em liderar pelo exemplo, reduzindo os impactes ambientais das nossas operações e promovendo uma aviação mais responsável,” afirmou Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal. “Este é um reconhecimento do trabalho conjunto das nossas equipas e do compromisso permanente da TAP com o futuro do planeta.”

A certificação IEnvA é apenas um dos vários passos que a TAP tem tomado para consolidar o seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2024, a Companhia reforçou o seu modelo de governo nestas temáticas, através da criação do Comité de Sustentabilidade, presidido pelo CEO, que funciona como órgão que supervisiona e orienta as decisões de implementação da estratégia de sustentabilidade. Ao longo do ano teve continuidade o programa de renovação e modernização da frota, através da substituição de aeronaves antigas por modelos mais modernos, mais eficientes em termos de consumo de combustível e de emissões de carbono. A TAP tem também substituído gradualmente a sua frota de veículos operacionais e corporativos por modelos elétricos ou híbridos, tendo investido na instalação de postos de carregamento elétrico no Campus TAP, disponíveis também para uso dos trabalhadores.

Outra iniciativa relevante é o projeto Sustainable Cabin. Em parceria com a Cateringpor, a Companhia implementou um projeto de reciclagem de resíduos gerados a bordo em voos com chegada a Lisboa. Este projeto conta com a participação ativa dos tripulantes de cabina, que desempenham um papel crucial no sucesso da iniciativa. Adicionalmente, a TAP introduziu utensílios reutilizáveis e recicláveis na classe económica dos seus voos de longo curso.

A partir deste ano, a TAP passa a utilizar um nível de combustível SAF (Sustainable Aviation Fuel) em linha com a prática definida pela União Europeia nos abastecimentos realizados nos aeroportos da União Europeia, Reino Unido e Suíça. O nível para este ano é de dois por cento e este combustível alternativo, apesar de mais dispendioso, representa um importante passo rumo a uma aviação com menor impacte ambiental. Para compensar parcialmente os custos adicionais, a TAP introduzirá uma Sobretaxa SAF, que se aplicará à partida dos aeroportos europeus (exceto voos domésticos). Essa sobretaxa varia entre os 2 Euros em classe Económica na Europa e os 24 Euros em Executiva para voos intercontinentais.

A conquista da certificação IEnvA é um testemunho do compromisso contínuo da TAP Air Portugal e da Portugália Airlines para um impacte positivo e duradouro no setor da aviação e na sociedade. Empenhadas em adotar procedimentos que melhorem continuamente o desempenho ambiental das suas operações, as Companhias reafirmam o seu compromisso com um futuro mais sustentável, alinhando-se ao conceito “4thefuture”, que guia as suas iniciativas de sustentabilidade.​