A easyJet tornou-se a primeira companhia aérea a testar um inovador sistema de pintura leve desenvolvido pela Mankiewicz Aviation Coatings, concebido para reduzir o peso das aeronaves e melhorar a eficiência no consumo de combustível. Este novo revestimento, já aplicado em 38 aviões, prevê uma redução anual de 1.296 toneladas no consumo de combustível e 4.095 toneladas nas emissões de CO2 quando estiver totalmente implementado até 2030.

O sistema de pintura, de conceção revolucionária, permite diminuir o peso de cada aeronave em 27 kg, sendo uma peça-chave na estratégia de sustentabilidade da easyJet. Em conjunto com a renovação da frota, a implementação de tecnologias de eficiência operacional e a modernização do espaço aéreo, esta iniciativa reforça o compromisso da companhia com o objetivo de atingir emissões líquidas zero.

A aplicação do revestimento foi realizada pela MAAS Aviation, sediada em Dublin, alinhando-se ao compromisso da easyJet com a descarbonização da aviação. Lahiru Ranasinghe, Diretor de Sustentabilidade da easyJet, destacou a dedicação da empresa em explorar melhorias de eficiência em todas as áreas da sua operação.

Este avanço junta-se a outros esforços da easyJet, como a instalação em toda a frota da tecnologia de Otimização do Perfil de Descida (DPO) e a obtenção de recordes na redução da intensidade carbónica durante o ano fiscal de 2024, em comparação com 2019.