A airBaltic anunciou o cancelamento de 4.670 voos de todas as suas bases para a época de verão de 2025.

A decisão deve-se a “atrasos inesperados e manutenção prolongada do motor” por parte do seu fornecedor Pratt & Whitney, anunciou a transportadora num comunicado de imprensa publicado a 2 de janeiro de 2025.

A airBaltic disse que a incapacidade do fabricante do motor em cumprir as suas obrigações de manutenção em tempo útil impactou as capacidades operacionais da frota de Airbus A220-300 da companhia aérea. A Pratt & Whitney informou a airBaltic que várias das suas aeronaves A220-300 permanecerão no solo durante o ano de 2025.

Com isto, a companhia aérea vai cancelar 19 rotas e reduzir frequências em outras 21 nas suas bases. No total, serão cancelados 4.670 voos, afetando cerca de 67.160 passageiros.

Apesar destes desafios, a airBaltic afirmou que continuará a voar para mais de 70 destinos na Europa e fora dela.

“Tal como muitas outras companhias aéreas em todo o mundo, a airBaltic tem enfrentado fatores externos fora do seu controlo, incluindo problemas na cadeia de abastecimento global e restrições de manutenção”, continua o comunicado de imprensa.

A companhia aérea afirmou que “lamenta profundamente a perturbação causada por estes cancelamentos forçados e continua totalmente empenhada em apoiar os clientes afetados através de opções de nova reserva ou reembolso total, conforme necessário”.

“Minimizar as interrupções e manter um serviço fiável continuam a ser as principais prioridades”, pode ler-se no comunicado de imprensa. “A airBaltic continua a trabalhar em estreita colaboração com a Pratt & Whitney para resolver os atrasos na manutenção e encontrar uma solução sustentável.”

Os clientes cujas reservas sejam afetadas são aconselhados a verificar as suas reservas e a selecionar voos alternativos ou a solicitar um reembolso total.

A airBaltic opera mais de 130 rotas a partir de Riga, Tallinn, Vilnius, Tampere e, sazonalmente, Gran Canaria, ligando destinos na Europa, Médio Oriente, Norte de África e região do Cáucaso.