Esta sexta-feira, 20 de dezembro, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor foi palco de mais um passo decisivo num projeto de grande relevância para a cidade alentejana, a região e o país: a assinatura do contrato de constituição de direito de superfície para a instalação da Linha de Montagem Final do avião LUS-222. A EEA Aircraft and Maintenance, S.A. escolheu estrategicamente Ponte de Sor para implementar a infraestrutura, que contará com três edifícios, incluindo o hangar onde será montada a primeira aeronave desenvolvida, industrializada, certificada e comercializada integralmente em Portugal.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, destacou a importância deste momento e a visão para o futuro e o foco do município na atração de empresas e na criação de postos de trabalho.

Miguel Braga, Presidente do Conselho de Administração da EEA Aircraft and Maintenance, S.A., parte integrante do consórcio Aero.Next Portugal, por seu lado, realçou que Portugal deve aspirar a integrar a elite do setor aeronáutico. Atualmente, mais de 100 engenheiros já estão a trabalhar em Évora, posicionando assim o interior do país em projetos de grande relevância económica.

Representando o Governo, marcaram presença João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia, e Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas. Ambos reconheceram o potencial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor como um motor económico para a região e para o país. Os governantes afirmaram que a melhoria das acessibilidades a Ponte de Sor é uma prioridade e que o Executivo está a trabalhar nesse sentido.

A escritura foi formalizada entre o Município de Ponte de Sor e a EEA Aircraft and Maintenance, S.A., marcando um avanço significativo na criação da linha de montagem do LUS-222, uma aeronave regional leve cujos trabalhos de engenharia já estão em curso em Évora. O projeto de arquitetura das instalações fabris está concluído, permitindo à empresa iniciar a execução da obra.

Este momento reforça a importância estratégica do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, posicionando a região como um centro de inovação e desenvolvimento na indústria aeronáutica.