A Azul anunciou a incorporação de mais duas aeronaves Embraer 195-E2 à sua frota, recebidas na entre 13 e 15 de dezembro.

As novas aeronaves, identificadas pelas matrículas PS-AET e PS-ADA, foram nomeadas “Sonho Azul” e “Azul do Cerrado”, respetivamente. Estas entregas elevam para sete o número de E2 adicionados à frota da companhia em 2024, no âmbito de um plano de expansão que prevê a chegada de 13 unidades anunciadas em abril. O investimento, superior a 3 mil milhões de reais, reflete o compromisso com a modernização da frota e o fortalecimento da indústria aeroespacial nacional.

Fabricadas pela Embraer em São José dos Campos (SP), as aeronaves fizeram uma escala em Montevidéu, no Uruguai, antes de aterrarem em Confins (MG), onde passarão pelos procedimentos de certificação antes de entrarem em operação na rede doméstica da Azul.

Com estas adições, a frota da companhia atinge 207 aeronaves, das quais 27 são modelos E2. Ao longo de 2024, a Azul já integrou 16 aeronaves, incluindo quatro Airbus A330, sete Embraer E2, dois Airbus A320, dois Airbus A321 cargueiros e um ATR 72-600. Atualmente, a frota da empresa tem uma média de idade de 7,1 anos, destacando-se como a mais jovem do Brasil.

O Embraer 195-E2 é a maior e mais avançada aeronave comercial fabricada no Brasil, com capacidade para transportar até 136 passageiros. Equipado com tecnologia de última geração, como wi-fi a bordo e monitores individuais em cada assento, o modelo se destaca pela eficiência e economia de combustível.