O Estado Português e a Embraer Defesa & Segurança assinam nesta segunda-feira, 16 de dezembro, um contrato para a aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano. Este reforço visa aumentar a capacidade operacional da Força Aérea Portuguesa, assegurando a execução das suas missões atuais e futuras.

A cerimónia, que oficializa a decisão aprovada pelo Conselho de Ministros a 12 de dezembro de 2024, decorrerá às 17h00 nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca do Ribatejo. O evento contará com a presença do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e do presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior.

“Depois do KC-390, o A-29N é uma nova aposta da Embraer em Portugal, com um projeto que é uma oportunidade para o reforço e dinamização da indústria aeronáutica nacional”, pode ler-se numa nota de imprensa distribuída pela OGMA em Lisboa.

O A-29N, desenvolvido pela Embraer, é uma aeronave multifuncional concebida para ataque ligeiro, reconhecimento armado e treino avançado. A nova versão foi adaptada para cumprir os exigentes requisitos da NATO.