A Icelandair integrou a sua primeira aeronave Airbus na frota. O modelo A321LR representa o início do processo de renovação da frota da companhia, tornando-a a mais recente operadora de aeronaves Airbus.

Esta avião é o primeiro de quatro que serão arrendados à SMBC Aviation Capital Limited. Além disso, a Icelandair tem previsto receber 13 unidades do modelo A321XLR no futuro.

O A321LR, equipado com motores Pratt & Whitney GTF, acomoda 187 passageiros em duas classes: 22 lugares na Classe Executiva e 165 na Classe Económica. A cabine Airspace oferece compartimentos XL, que proporcionam 60% mais espaço de arrumação em relação a aeronaves de gerações anteriores, garantindo uma experiência de embarque mais fluida para passageiros e tripulação. Adicionalmente, os passageiros poderão usufruir de conectividade avançada, um sistema de entretenimento de última geração e iluminação moderna que contribuem para uma experiência de voo mais confortável e agradável.

Com capacidade para operar rotas de até 4.000 milhas náuticas, o A321LR é ideal para voos transatlânticos. A sua tecnologia avançada e eficiência no consumo de combustível permitem uma redução de pelo menos 20% no consumo e nas emissões de CO₂ em comparação com aeronaves de corredor único mais antigas. Além disso, a aeronave já está preparada para operar com até 50% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), com potencial para alcançar 100% até 2030.

Estas aeronaves irão contribuir significativamente para os objetivos de sustentabilidade da Icelandair, aumentando a eficiência operacional e reduzindo de forma considerável as emissões de carbono.