O CRUZEX 2024 decorre de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte, e é organizado pelo Comando de Preparo (COMPREP). O exercício tem como objetivo fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras e forças internacionais, promovendo a troca de técnicas e a ampliação de capacidades operacionais.
A Força Aérea Portuguesa participa no CRUZEX 2024 com a operação do Embraer KC-390 da Esquadra 506 “Rinocerontes”, da Força Aérea Portuguesa. Esta aeronave, identificada com o número de cauda 26902, é o segundo KC-390 que foi entregue a Portugal. O avião chegou a Natal na passada sexta-feira, 1 de novembro.
Esta oitava edição, considerada a maior do género na América Latina, reúne 16 nações, com mais de 3 mil militares e aproximadamente 100 aeronaves de diferentes países. Participarão esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal. A África do Sul, Uruguai, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália e Suécia enviarão observadores, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação internacional.