Tânia Cardoso Simões, ex-presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) de Portugal, assumiu no passado dia 1 de outubro, o cargo de Diretora do Green Sky Europeu da EUROCONTROL [Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea], um posto fundamental para o futuro da aviação sustentável na Europa.

“Estou extremamente entusiasmada por iniciar esta nova jornada à frente da Diretoria do Green Sky Europeu da EUROCONTROL. Agradeço profundamente a Raúl Medina Caballero, Diretor Geral da EUROCONTROL, pela calorosa receção, e também a Marylin Bastin por ter liderado a Direção de forma exemplar nos últimos meses, facilitando a minha transição”, afirmou Tânia nas suas redes sociais.

A portuguesa Tânia Cardoso chega à EUROCONTROL num momento decisivo para a aviação europeia, com foco nos desafios globais de sustentabilidade e cooperação internacional. “Estamos a enfrentar desafios emocionantes na aviação e estou ansiosa por trabalhar com a equipa de gestão para traçar o caminho a seguir”, comentou.

Raúl Medina Caballero, Diretor Geral da EUROCONTROL, expressou o seu entusiasmo pela chegada da líder portuguesa. “Estamos muito satisfeitos por contar com Tânia Cardoso Simões como nossa nova Diretora do Green Sky Europeu. Ela é uma líder com vasta experiência e uma pensadora estratégica, com um foco particular em cooperação internacional e questões de sustentabilidade, temas centrais para o futuro da aviação.”

Durante os sete anos (2016-2023) em que esteve à frente da ANAC, Tânia Simões enfrentou uma série de desafios complexos, garantindo a segurança operacional da aviação em Portugal e, em particular, assegurando a continuidade dos negócios durante a pandemia. Antes de se juntar à ANAC, desempenhou funções de assessora de topo em questões estratégicas na Autoridade da Concorrência (AdC), onde trabalhou durante 13 anos.

Com formação em direito pela Universidade de Lisboa e pós-graduações pela Paris-Sorbonne e King’s College London, Tânia combina uma sólida experiência regulatória e operacional no setor da aviação, tendo coordenado políticas e legislação de transporte aéreo ao nível nacional, europeu e internacional.

Ao assumir a direção do Green Sky Europeu, Tânia lidera uma equipa que apoia a aviação europeia em áreas chave como investigação e inovação, cooperação internacional, sustentabilidade na aviação e inteligência baseada em dados.

“Conhecendo bem o ambiente da aviação europeia e tendo representado a ANAC em várias organizações internacionais, como a EASA, ECAC e ICAO, Tânia Simões será uma peça fundamental para respondermos aos grandes desafios que se aproximam”, concluiu Raúl Medina Caballero.

A chegada de Tânia Cardoso Simões à EUROCONTROL marca um novo capítulo na liderança europeia para promover um futuro mais sustentável na aviação, impulsionando a inovação e a cooperação internacional.