A Azul Cargo, divisão de logística da Azul, recebeu na quarta-feira, 16 de outubro, o seu primeiro avião cargueiro Airbus A321P2F – Passenger to Freighter – uma conversão de avião de passageiros numa aeronave de carga.

A aeronave aterrou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e começará a operar em fevereiro de 2025. Com o registo PS-AJA, este é o primeiro de dois novos cargueiros que serão adicionados à frota da empresa, contando com uma pintura especial nos tons de azul característicos da companhia.

De acordo com a companhia, o objetivo é aumentar a capacidade operacional, oferecendo maior agilidade nas entregas e criando novas oportunidades para os seus clientes. A Azul será a primeira a operar essas aeronaves após a conversão, sendo que o segundo avião deverá chegar em novembro deste ano.

Os Airbus A321P2F têm capacidade para transportar até 27 toneladas de carga, com um volume total de 212 m³. Em comparação com a atual frota de Boeing 737-400F, esses novos cargueiros oferecem um aumento de 39% na capacidade de carga, 50% a mais em volume e uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada. Além disso, há um incremento superior a 20% na utilização diária das aeronaves. Esses avanços vêm acompanhados de uma diminuição significativa nas emissões de CO2, com uma economia anual de até 9.000 toneladas por aeronave, mantendo o mesmo volume de carga.