A Emirates revelou um investimento de 48 milhões de dólares (aproximadamente 44 milhões de euros) em novos equipamentos e sistemas de formação, com o objetivo de preparar os seus pilotos e tripulação de cabine para a chegada dos novos Airbus A350 à sua frota.

O investimento inclui três simuladores de voo completos, um dispositivo fixo de treino, um equipamento para treino de evacuação de emergência e um simulador de portas. Com estas adições, a Emirates reforça o compromisso de manter altos padrões de formação e segurança operacional no treino das suas equipas.

O primeiro simulador A350 da Emirates já recebeu a aprovação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), com a qualificação de nível D, a mais alta para este tipo de equipamento. O segundo simulador deverá ser aprovado em novembro. Com esta nova tecnologia, a companhia prevê um aumento de 54% na capacidade de formação de pilotos.

Até ao final de novembro, mais de 50 pilotos terão completado o treino no simulador A350, preparando-se para a entrada em operação deste modelo. Em junho, a Emirates colaborou com a IATA e a Airbus para criar um programa de treino baseado em competências, focado na certificação do A350.

A Emirates está prestes a inaugurar um novo centro de formação de pilotos, com uma área de 5.900 m², que irá acomodar seis simuladores de voo completos, dedicados aos A350 e Boeing 777X. No total, a companhia terá 17 simuladores de voo nos seus centros de formação, proporcionando mais de 130.000 horas de treino anuais.

A companhia aérea tem encomendas de 65 Airbus A350 e 205 Boeing 777X, como parte de uma estratégia de expansão da sua rede de rotas. Esta abordagem permitirá à Emirates lançar novas rotas e melhorar o serviço nas rotas já existentes.