A companhia aérea Emirates suspendeu hoje os voos para Teerão até 15 de outubro, devido à escalada das tensões no Oriente Médio e uma possível retaliação israelita em resposta ao ataque com mísseis iranianos há uma semana.
“Os voos da Emirates de/para o Irão (Teerão) estão cancelados a partir de 08 de outubro de 2024”, declarou a transportadora aérea num comunicado publicado no seu ‘site’ oficial.
A Emirates informou também que a suspensão durará até 15 de outubro deste ano.
A companhia alemã Lufthansa, por seu turno, já suspendeu os voos para o Irão até 26 de outubro.
A suspensão dos voos ocorre depois de, na semana passada, o Irão ter atacado Israel com mísseis, em represália pelos assassinatos do líder do grupo xiita Hezbollah, Hassan Nasrala, e de um general iraniano em Beirute, e do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerão, em julho passado.
Israel garantiu que iria responder ao ataque, tendo diversos responsáveis políticos e militares iranianos afirmado, por seu lado, e em várias ocasiões, que iriam responder de forma ainda mais enérgica.
Na sequência do ataque a Israel na noite de 01 de outubro, o Irão suspendeu os voos em todo o país até ao dia 03 de outubro.
No domingo, dia 06 de outubro, os voos voltaram a ser suspensos em todo o país por algumas horas devido a “restrições operacionais”, fazendo soar o alarme sobre um possível ataque israelita.