A companhia aérea KLM foi fundada em 7 de outubro de 1919, sob o nome “Koninklijke Luchtvaart Maatschappij”, pelo aviador Albert Plesman, e manteve essa designação até aos dias de hoje, sendo, por isso, a mais antiga do setor. O título de “Koninklijke” (“Real”) foi-lhe concedido no ano de fundação pela rainha Guilhermina dos Países Baixos.

O primeiro voo comercial da KLM ocorreu em 17 de maio de 1920, ligando Amesterdão, nos Países Baixos, a Londres, no Reino Unido, com um avião De Havilland DH-16. Nesse primeiro ano de operações, a companhia transportou 345 passageiros e 25 toneladas de carga.

A 1 de outubro de 1924, a companhia realizou o primeiro voo intercontinental com destino às Índias Orientais Holandesas. Cinco anos depois, a empresa iniciou voos regulares para o Extremo Oriente, operando a rota comercial mais longa do mundo na época.

Na atualidade, a companhia dos Países Baixos anunciou o programa para o inverno de 2024-25 que inclui 155 destinos, 89 na Europa e 66 intercontinentais.

A KLM incorporou recentemente os novos Airbus A321neo que já estão a operar para destinos europeus como Copenhaga, Berlim e Estocolmo.

* Foto junto ao check-in no Aeroporto de Lisboa