No final do Campeonato e Open de Espanha de Voo Acrobático (CEVA), organizado pela Real Federação Aeronáutica Espanhola (RFAE) e pelo Clube Acrobático Central, no Aeródromo Beatriz Cantos Matilla (LETC), situado em Valladolid (Espanha), o piloto português Jorge Loureiro foi proclamado Campeão do Open de Espanha de Acrobacia Avançada.
O Open de Espanha é a mais alta competição de Voo Acrobático do país vizinho, o Campeonato Nacional, aberto a pilotos de outras nacionalidades.
Jorge Loureiro, o único piloto português de acrobacia aérea em competição internacional, competiu no Open de Espanha como parte do seu treino para o Campeonato Europeu de Acrobacia Aérea de 2025. Loureiro, um jovem piloto de linha aérea de 27 anos, que trabalha para uma conhecida companhia aérea europeia, efectuou três voos de competição durante o Open, após os quais, numa luta renhida com o seu concorrente mais próximo, o italiano Riccardo Cresci, foi proclamado Campeão do Open de Espanha Avançado 2024.
Loureiro, que para além de Piloto Comercial é também instrutor de voo acrobático, participa na ACROACADEMY, um programa de bolsas de estudo de voo acrobático na Península Ibérica, promovido pela escola UA Training, da qual Loureiro é um dos principais instrutores. Loureiro, após receber o troféu de vencedor do Open, afirmou: “É um enorme orgulho poder representar Portugal nesta competição, em nome do Aeroclub de Portugal. Como sempre, levo comigo memórias inesquecíveis, valiosas experiências e aprendizagens como piloto e novas amizades. Gostaria de expressar meu profundo agradecimento ao meu treinador e amigo, Cástor Fantoba, sem o qual nada disso seria possível. Ele é um verdadeiro modelo a seguir no desporto. Também agradeço o apoio da Unlimited Aerobatics e da Attitude 96, que têm sido fundamentais na minha jornada.”
O campeonato reuniu os 20 melhores pilotos do panorama ibérico e quatro pilotos internacionais, que competiram nas diferentes especialidades clássicas, abrangendo todas as categorias. Além disso, cinco cavaleiros de destaque disputaram o título na espetacular categoria Freestyle.