Nesta segunda-feira, o CEO da Lufthansa reuniu-se com os ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. O encontro teve como foco a possível aquisição da TAP pela empresa alemã.

Além da operação de transporte de passageiros, é possível que tenham sido discutidos investimentos na área de engenharia, com destaque para a Lufthansa Technik, divisão responsável pela manutenção de aeronaves, que poderia gerar sinergias com a TAP Manutenção e Engenharia.

Pouco antes da chegada do executivo alemão a Lisboa, o jornal Corriere della Sera divulgou estimativas financeiras do negócio. De acordo com o periódico italiano, a Lufthansa pretende adquirir 19,9% da TAP, com uma oferta entre 180 e 200 milhões de euros.

Se o Governo português aceitar a proposta, a transação poderá ser concluída até o final do primeiro trimestre do próximo ano.

A reunião desta segunda-feira não foi a primeira. Membros do governo de Montenegro já haviam mantido conversas preliminares com representantes da Lufthansa. Além disso, o Governo também tem dialogado com outras companhias aéreas, como a francesa Air France e a britânica British Airways, que também demonstraram interesse na compra da TAP.

O Executivo tem reiterado o desejo de privatizar a TAP, atualmente 100% controlada pelo Estado português.