Os dois pilotos que se encontravam desaparecidos após a colisão entre dois aviões Rafale da Força Aérea Francesa na quarta-feira foram encontrados mortos, confirmou o Governo.

“Com grande tristeza fomos informados da morte do capitão Sébastien Mabire e do tenente Matthis Laurens num acidente aéreo durante uma missão de treino de Rafale”, assinalou o Presidente francês, Emmanuel Macron, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter) publicada esta madrugada.

“A nação partilha da dor das suas famílias e irmãos de armas da base aérea de Saint-Dizier”, acrescentou o chefe de Estado.

O ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, também partilhou uma mensagem de condolências e assegurou que França nunca irá esquecer os dois militares.

O acidente aconteceu por volta do meio-dia de quarta-feira no nordeste de França entre os departamentos de Meurthe et Moselle e Vosgos.

Os pilotos que morreram são um instrutor de voo e o seu aluno. Um terceiro piloto envolvido no acidente conseguiu ejetar-se antes da colisão e saiu ileso.

Os motivos do acidente ainda não foram divulgados, mas a Armada Francesa indicou nas redes sociais que os dois Rafale colidiram “no regresso de uma missão de reabastecimento na Alemanha”.