As companhias aéreas Lufthansa e Air France anunciaram hoje a suspensão dos seus voos para a capital do Líbano, Beirute, perante o receio de um conflito militar entre Israel e o grupo islamita libanês Hezbollah.

Os voos das companhias do grupo alemão – Lufthansa, Eurowings e Swiss – para a capital libanesa estão “cancelados até 05 de agosto, inclusive, devido aos atuais acontecimentos no Médio Oriente”, declarou à agência AFP um porta-voz da companhia.

A Lufthansa opera habitualmente serviços regulares para o Líbano exclusivamente através do aeroporto de Beirute, por intermédio destas três companhias aéreas.

Por seu lado, as companhias Air France e Transavia France suspendem os seus serviços para Beirute hoje e terça-feira “devido à situação de segurança no destino”, declarou um porta-voz do grupo Air France-KLM.

“Devido à situação de segurança no destino, o serviço entre Paris-Charles de Gaulle e Beirute está suspenso nos dias 29 e 30 de julho de 2024”, e “esta decisão também se aplica à Transavia France”, segundo a mesma fonte.

“Os clientes afetados serão notificados individualmente e ser-lhes-ão propostas soluções de adiamento ou de reembolso”, acrescentou o porta-voz.

De acordo com a mesma fonte, “a Air France gostaria de sublinhar que a segurança dos seus clientes e tripulações é a sua prioridade absoluta”.

“A companhia aérea está constantemente a acompanhar a evolução da situação geopolítica dos territórios servidos e sobrevoados pelos seus aviões, a fim de garantir o mais alto nível de segurança e proteção dos voos”, referiu ainda.

Israel prometeu no domingo responder “energicamente” a um ataque que atribuiu ao Hezbollah libanês e que matou 12 jovens que jogavam num campo de futebol nos Montes Golã sírios anexados, na véspera.

O gabinete de segurança israelita autorizou o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, a “decidir como e quando responder à organização terrorista Hezbollah”.

O incidente reacendeu os receios de que o conflito entre Israel e o Hamas em Gaza, desencadeado pelo ataque do movimento islamita palestiniano em 7 de outubro, possa alastrar ao Líbano.

Um voo operado pela companhia aérea grega Aegean foi cancelado na noite de domingo, disse hoje uma fonte aeroportuária grega à AFP.

A companhia aérea libanesa Middle East Airlines declarou em comunicado que tinha reprogramado vários voos no domingo e na segunda-feira, invocando “razões técnicas ligadas à distribuição dos riscos de seguro”.

As forças israelitas e o Hezbollah têm trocado tiros transfronteiriços desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em outubro.

Muitas companhias aéreas europeias e norte-americanas suspenderam os seus serviços para Israel no início do conflito, que retomaram depois gradualmente.