O principal aeroporto da cidade brasileira de Porto Alegre vai reabrir parcialmente para passageiros depois de ter sido encerrado a 27 de maio devido às graves inundações que se fizeram sentir no sul do Brasil, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a operadora que gere o Aeroporto Internacional Salgado Filho indicou que, a partir de segunda-feira, vai retomar as operações “de embarque e desembarque de passageiros”.
Ainda assim, “as aterragens e descolagens seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas”.
Os passageiros serão levados de autocarro para a base aérea, pelo que a operadora pede que os passageiros cheguem com três horas de antecedência.
De acordo com dados oficiais divulgados na terça-feira, 182 pessoas morreram devido às inundações no estado do Rio Grande do Sul, 31 pessoas continuam desaparecidas e 2.398.000 de pessoas foram afetadas em 478 dos 497 municípios gaúchos.
Dados citados pela Agência Brasil mostram que mais de 626 mil pessoas tiveram que abandonar as suas casas de forma temporária ou definitiva.
O Governo já reservou cerca de 70 mil milhões de reais (12,28 mil milhões de euros) para lidar com a emergência, incluindo ajuda direta, créditos e outras formas de assistência financeira.