A Comissão Europeia aprovou uma adenda aos compromissos pela Suécia e Dinamarca para a restruturação da companhia aérea escandinava SAS, por causa do fim dos instrumentos de recapitalização.

Em comunicado, o executivo comunitário dá conta desta alteração.

Em 29 de novembro de 2023, a Comissão Europeia provou a recapitalização da SAS no valor de 833 milhões de euros, que estava em linha com o quadro de assistência temporário por causa das consequências da pandemia.

“Apesar deste apoio, a SAS não conseguiu dar a volta às operações” e em 2022 tinha anunciado “procedimentos de insolvência coletiva”.

Em 28 de junho deste ano, a Comissão Europeia aprovou os planos da Dinamarca e Suécia para a restruturação da companhia aérea no valor de 1,3 mil milhões de euros: “A reestruturação da SAS inclui o cancelamento das ações comuns e a anulação das notas híbridas que foram concedidas como ajuda à recapitalização”.

Por isso, os dois países notificaram a Comissão Europeia de que com o fim dos instrumentos de recapitalização queriam fazer uma adenda aos compromissos feitos para a restruturação, para não haver “distorções da competição”.