Nesta quinta-feira, dia 13 de junho, a TAP Air Portugal retomou a rota entre Caracas e Madeira, uma ligação muito procurada pelos portugueses residentes na Venezuela, visto que aproximadamente 80% dos emigrantes para aquele país sul-americano são originários ou descendentes de Madeirenses.
A partir de agora, a TAP oferecerá quatro voos semanais entre Lisboa e Caracas, sendo que um desses voos fará escala no Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo, seja na ida ou na volta, até o dia 24 de outubro deste ano.
Assim, entre 13 de junho e 8 de agosto, as escalas na Madeira serão no percurso de Caracas para Lisboa, já que os emigrantes procuram passar as férias na ilha, enquanto entre os dias 15 de agosto e 24 de outubro, as passagens no Aeroporto da Madeira serão no percurso de Lisboa para Caracas, facilitando o regresso direto a casa.
No voo inaugural desta nova fase das ligações aéreas diretas entre a Madeira e a Venezuela, foi realizada uma cerimónia no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía. O evento foi presidido pelo general Antonio Rafael Rojas Anette, diretor-geral do IAIM – Instituto Aeroporto Internacional de Maiquetía, a autoridade nacional de aviação civil. A cerimónia contou também com a presença do Embaixador de Portugal em Caracas, João Fins do Lago. O diplomata português destacou a importância das escalas na Madeira, considerando que a maioria das famílias portuguesas na Venezuela tem origens no arquipélago. O general Rojas também mencionou a relevância da TAP e elogiou os portugueses que contribuem para o desenvolvimento da Venezuela.
Os passageiros foram surpreendidos com uma decoração alusiva a Portugal e à Madeira junto dos balcões de atendimento para o voo, incluindo um casal de jovens com traje típico da ilha.
O voo foi realizado por um Airbus A330-900neo, matrícula CS-TUO, que na chegada a Maiquetía, às 13h00 locais, proveniente de Lisboa, foi saudado com jatos de água pelos bombeiros aeroportuários. O voo para a Madeira descolou às 15h50 locais, tendo aterrado na Madeira nesta sexta-feira, dia 14 de junho, pelas 03h48 locais, onde desembarcou cerca de 190 passageiros. O percurso demorou 06h58. O avião prosseguiu viagem para Lisboa pelas 05h00 da manhã.