A Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) na Índia tomou uma ação decisiva ao suspender um Controlador de Tráfego Aéreo após um incidente grave no Aeroporto de Mumbai envolvendo duas aeronaves na mesma pista. O incidente, que ocorreu na manhã de sábado, 8 de junho e envolveu uma aeronave da Air India que descolava enquanto uma aeronave da IndiGo aterrou na mesma pista com separação reduzida. Apesar de ser comum existirem situações de uma autorização de aterragem tardia “late landing clearance”, esta ocorrência levou a uma investigação por parte das autoridades.

O voo doméstico da Air India AI657 estava a voar de Mumbai para Thiruvananthapuram e tinha iniciado a descolagem, quando o voo doméstico da IndiGo 6E5053, que chegava de Indore, recebeu autorização para aterrar. As imagens foram captadas por spotters presentes no local.

O porta-voz da IndiGo confirmou que o voo 6E5053 recebeu autorização para aterrar por parte do Controlo de Tráfego Aéreo no Aeroporto de Mumbai. A tripulação seguiu as instruções do Controlo de Tráfego Aéreo. A companhia enfatiza que a segurança dos passageiros é sua principal prioridade e que o incidente foi relatado seguindo os procedimentos adequados.

A Air India ainda não prestou declarações sobre esta ocorrência.