A TAP Air Portugal assinalou hoje, 10 de junho, Dia de Portugal, cinco anos da rota direta entre Lisboa e São Francisco, nos EUA.

A companhia assinalou a ocasião com uma cerimónia realizada no SFO Museum, o museu do Aeroporto Internacional de São Francisco, que reúne uma coleção de peças que atravessam diversas épocas da aviação.

Na cerimónia, a TAP doou à curadora do SFO Museum, Alissa Eagleston-Cieslwicz, uma farda da companhia da década de 60. Esta peça, que irá agora integrar o espólio do museu, foi doada pela assistente de bordo Maria Isabel Camacho-Santos, a primeira tripulante madeirense da TAP Air Portugal.

A companhia nacional apresentou ainda os tripulantes Nelson Duarte e Maria Selemane, que envergaram a farda atual, e Maria Canário, que apresentou uma farda vintage da TAP. Na ocasião, a companhia portuguesa doou igualmente objetos históricos para a coleção permanente.

O evento contou com a presença de Fernanda Ottavio, Market Manager da TAP para a América do Norte, que destacou a importância da rota de São Francisco e os resultados do programa Portugal Stopover no mercado norte-americano.

A TAP vai incrementar a operação para seis frequências semanais entre Lisboa e São Francisco a partir de 17 de junho e até ao final do verão da IATA, a 27 de outubro de 2024. Os voos diretos a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, são operados com o Airbus A330-900 neo, com capacidade para 34 passageiros em classe executiva e 264 passageiros em classe económica.

A Aviação TV viajou a convite da TAP Air Portugal e irá disponibilizar a reportagem completa do evento.