O importante evento europeu ILA Berlin 2024 começou hoje com o slogan “Pioneering Aerospace”. Até domingo, dia 9 de junho no aeroporto de Berlim/Brandemburgo, o foco será no futuro da indústria aeroespacial. A principal feira comercial do setor para sustentabilidade, novas tecnologias e inovação é o ponto de encontro da indústria internacional, reunindo formuladores de políticas, forças armadas e ciência. Sob os títulos Defesa e Suporte, Aviação, Espaço, Fornecedores e Mobilidade Aérea Avançada, o ILA Berlin cobre toda a gama do mercado aeroespacial.

Dada a importância política e estratégica da indústria aeroespacial, políticos de alto destaque anunciaram a participação na edição deste ano. O chanceler alemão Olaf Scholz abriu oficialmente o ILA Berlin 2024.

A Comissão Europeia é a parceira estratégica do evento e, pela primeira vez, está representada no ILA com quatro áreas (Mobilidade e Transporte, Indústria de Defesa e Espaço, Pesquisa e Inovação e Ação Climática). Tendo como slogan “Airborne in Europe”, a Comissão Europeia e a ILA Berlin estabeleceram como meta fortalecer a liderança tecnológica da Europa e abrir caminho para um futuro sustentável para o setor aeroespacial. Com as eleições europeias a ocorrer em breve, a ILA também define o tom para a solidariedade e soberania europeias.

Cerca de 600 expositores de 31 países estão representados no ILA — incluindo da Ucrânia, Israel e, pela primeira vez, Finlândia, que recentemente se tornou membro da NATO.

Dr. Mario Tobias, CEO da Messe Berlin afirmou: “Este ano, o ILA Berlin cresceu e tornou-se mais internacional, destacando o seu papel como a principal feira comercial inovadora da Europa para a indústria aeroespacial. Temos o prazer de receber expositores de todo o mundo — tanto parceiros de longa data quanto aqueles que são novos na feira ou que estão de volta após uma longa pausa. A ILA reflete toda a gama de produtos da indústria e sua cadeia de valor e é a plataforma ideal para diálogo e descoberta das últimas inovações.”

Cobrindo uma área de exposição de 150.000 metros quadrados, os expositores exibem as suas inovações — incluindo aeronaves elétricas de decolagem e aterragem vertical (eVTOL), sistemas de propulsão ecologicamente sustentáveis e sistemas de defesa aérea e satélite. No ILA, os visitantes podem ter uma visão de perto de cerca de 100 aeronaves — tanto no solo quanto no ar. As exibições de voo apresentarão pela primeira vez um caça furtivo multifuncional F-35, bem como um Tornado, pintado com cores especiais para marcar seu quinquagésimo aniversário. Um avião comercial A321 XLR, um helicóptero NH90 NATO e uma aeronave de reabastecimento A330MRTT também irão voar sobre o recinto da exposição. Este ano, o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), a Airbus, a Emirates e as Forças Armadas Alemãs estão a concentrando-se em Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para suas aeronaves.

A exibição estática apresenta toda a gama de produtos aeroespaciais, incluindo um drone militar Loyal Wingman, uma aeronave elétrica Elektra Trainer e o maior avião comercial de passageiros do mundo, um A380 da Emirates. Entre os destaques do fim de semana para o público em geral estará um A310 Air Zero G, que o Centro Aeroespacial Alemão usa para conduzir voos parabólicos e que já tivemos oportunidade de visitar na Base Aérea Nº11, em Beja, no âmbito do programa ZeroG Portugal – Astronauta por um Dia, da Agência Espacial Portuguesa.

A Aviação TV irá dar destaque à edição deste ano através do nosso enviado especial ao evento, que assegura a cobertura deste importante evento do setor.

F-16 Fighting Falcon
Airbus A321XLR
Airbus A321XLR
Bundeswehr Combat helicopter Tiger
KC-130J

ILA Berlim 2024
Emirates Airline Airbus A380

Emirates Airline