A Unidade de Aviação Civil do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) emitiu hoje a Nota Informativa relativa ao acidente ocorrido no passado domingo, dia 2 de junho, no decorrer do Beja Airshow 2024, que envolveu duas aeronaves da Patrulha Yakstars.

De acordo com a legislação em vigor a investigação será realizada por uma comissão mista composta pelo GPIAAF e pela Força Aérea. De acordo com a nota agora emitida, o enquadramento em que as aeronaves históricas com registo civil estavam a operar, levou ao acordo entre ambas as entidades como mais adequado que a investigação seja liderada pela Comissão Central de Investigação de Acidentes da Força Aérea.

Os processos de investigação de segurança não têm por objetivo o apuramento de culpas ou a determinação de responsabilidades mas, e apenas, a recolha de ensinamentos suscetíveis de evitarem futuros acidentes ou incidentes.

A Nota Informativa tornada hoje pública está disponível na integra no link: https://www.gpiaa.gov.pt/wwwbase/wwwinclude/ficheiro.aspx?tipo=0&id=10916&ambiente=WebSiteMenu