Este domingo, 26 de maio, o Boeing 787-9 da Qatar Airways, com a matrícula A7-BHM, que operava o voo QR17 de Doha para Dublin, na Irlanda, passou por uma área de turbulência severa, resultando em 12 feridos. Segundo as informações, 6 tripulantes e 6 passageiros ficaram feridos.

Apesar do incidente, a tripulação optou por continuar o voo normalmente até a Irlanda. Ao aterrar em Dublin, os passageiros foram atendidos pelos serviços de emergência, e 8 dos 12 feridos foram levados para o hospital.

De acordo com os registos, o incidente ocorreu enquanto a aeronave sobrevoava a Turquia. Durante esse período, o avião experimentou uma taxa de descida de 21 mil pés por minuto.

Essa queda abrupta foi rapidamente controlada, fazendo com que a aeronave não viesse a registar uma grande diferença no nível de voo, no entanto, foi o suficiente para causar os ferimentos em alguns passageiros. O evento é bem perceptível através do gráfico de velocidade de solo (ground speed) disponibilizado pelas plataformas de seguimento de voos.