O pioneiro jato da Embraer E190F, versão convertida para transporte de carga, conhecido como E-Freighter, concluiu com êxito o voo inaugural na na sexta-feira, 5 de abril, em São José dos Campos, interior de São Paulo, Brasil, após ser devidamente modificado nas instalações da Embraer, conforme anunciado pela fabricante brasileira de aeronaves.
A equipe da Embraer conduziu o voo de teste com o jato E-Freighter por aproximadamente duas horas, realizando uma avaliação abrangente da aeronave, que continuará passando por testes adicionais antes de entrar em operação, conforme divulgado pela empresa. Este avião é propriedade da Regional One, uma empresa de leasing de aeronaves com sede nos Estados Unidos.
“O programa E-Freighter representa uma nova oportunidade de negócio para a Embraer, em resposta à crescente procura global por transporte de carga no comércio eletrónico, combinando a avançada família de E-Jets com um desempenho operacional excepcional”, afirmou Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com o rápido progresso do E190F e do E195F durante esta fase de testes. Esses jatos serão ferramentas vitais para nossos clientes, possibilitando operações de entrega mais ágeis e descentralizadas.”
Este voo inaugural é apenas uma etapa em uma série de avaliações conduzidas pela Embraer antes que os jatos E-Freighter estejam prontos para operação.