Na sexta-feira, 15 de março, um Boeing 737-900 da KLM (registo PH-BXS) sofreu um problema técnico durante o voo. A aeronave operava o voo KL 1074, de Manchester para Amsterdão. Durante a fase de aproximação, o avião experimentou problemas nos flaps, que ficaram travados numa posição de 25 graus.

Não sendo uma configuração de aterragem final, a tripulação comunicou ao controlo de tráfego aéreo a necessidade de descontinuar a devido a um aviso de excesso de velocidade devido ao problema com os flaps e fortes rajadas de vento. A utilização prolongada dos flaps estendidos aumenta naturalmente o consumo de combustível. O pilotos solicitaram alguns minutos adicionais para avaliar a situação, informando ainda sobre o baixo nível de combustível. Posteriormente, declararam ao ATC uma situação de emergência “Mayday” devido ao nível baixo de combustível a bordo.

Nos registos das comunicações com o controlo de tráfego aéreo foi possível ouvir a tripulação da KLM a reportar que “iremos aterrar com 1.6 toneladas, que é um pouco mais que 30 minutos de combustível”.

A plataforma RadarBox, parceira da Aviação TV, preparou um grafismo com base nos dados de ADSB e nas comunicações da tripulação e o controlo de tráfego aéreo no Aeroporto Schiphol, disponível neste link.