A Qatar Airways está em negociações com a Boeing e com a Airbus para uma nova encomenda de 100 a 150 aeronaves widebody para expandir e renovar a sua frota.
As principais companhias aéreas estão numa corrida para adquirir novas aeronaves de fuselagem larga com baixo consumo de combustível, para manter os custos operacionais baixos e responder à crescente procura de viagens internacionais.
De acordo com as informações, o pedido provavelmente será para os modelos Airbus A350 ou Boeing 777X. A Qatar Airways apresentou um pedido de proposta à Boeing e à Airbus para um “grande” pedido de novas aeronaves, disse seu CEO, Badr Mohammed Al Meer, durante uma entrevista à CNBC esta sexta-feira. “Estamos em constante diálogo com os nossos clientes, mas nunca comentamos o conteúdo confidencial das nossas conversas”, afirmou a Airbus.
No início deste mês, a Qatar anunciou que toda a sua frota de Airbus A350 estava de volta ao serviço, mais de um ano depois de resolver uma disputa legal com a Airbus sobre danos prematuros no revestimento da fuselagem. Enquanto isso, o programa 777X da Boeing, que recebeu centenas de pedidos de companhias aéreas de todo o mundo, continua com atrasos não estando assegurada a data de 2025 conforme anteriormente anunciado como a nova data para a primeira entrega.