Os aeroportos nacionais movimentaram quatro milhões de passageiros em janeiro, o que corresponde a uma subida homóloga de 1,6%, mantendo a tendência de máximos mensais, segundo dados do INE hoje divulgados.

“No início de 2024 continuou a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, apontou o Instituto Nacional de Estatística (INE), que observou um movimento de quatro milhões de passageiros nos aeroportos, em janeiro, uma subida de 1,6% face ao mesmo mês de 2023.

Relativamente ao movimento de carga e correio, registou-se também uma subida de 9,6% para 18.300 toneladas, face ao mês homólogo do ano anterior.

No primeiro mês deste ano, registou-se o desembarque médio diário de 61.400 passageiros, um valor superior ao registado em janeiro de 2023 (60.700).

França foi o principal país de origem e de destino dos voos, apesar de ter registado descidas no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2023 (-9,0%; -7,7%), seguindo-se Espanha e Reino Unido como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino.