Boeing and Ethiopian Airlines announced today an agreement for the East African airline to purchase eight 777-9 passenger airplanes and the potential for up to 12 additional jets. (Image: Boeing)

A Ethiopian Airlines vai adquirir oito aeronaves de passageiros Boeing 777-9, com a possibilidade de aumentar a encomenda para até mais quatro unidades do mesmo modelo, conforme previsto no acordo anunciado recentemente pela companhia aérea africana e pela fabricante norte-americana.

Esta escolha marca a Ethiopian Airlines como o principal cliente do B777X em África, ampliando seu pedido anterior de 11 B787 Dreamliner e 20 aviões B737 MAX, visando modernizar e expandir sua frota.

Mesfin Tasew, CEO do Grupo Ethiopian Airlines, destacou que a decisão visa melhorar o desempenho operacional e o compromisso com a sustentabilidade ambiental, aproveitando as vantagens do 777-9 em termos de flexibilidade, eficiência de combustível e emissões reduzidas.

O novo Boeing 777-9, baseado na tecnologia do Boeing 777 e incorporando avanços da família 787 Dreamliner, oferece asas de composto de fibra de carbono e motores que prometem uma eficiência de combustível e custos operacionais superiores em 10% em comparação com outras opções.

Estas aeronaves irão apoiar os planos de expansão da Ethiopian Airlines, permitindo aumentar e renovar sua frota para servir mercados de alto interesse em várias regiões, como África, Ásia, Europa e América do Norte.