Um potencial acidente em pleno ar entre um Boeing 787-8 da Qatar Airways (A7-BCN) e um Airbus A350-900 da Ethiopian Airlines (ET-ATY) foi evitado por pouco no espaço aéreo somali a 24 de fevereiro.
O voo QR1383 da Qatar Airways, de Doha (DOH) para Entebbe (EBB), e o voo ET602 da Ethiopian Airlines, de Adis Abeba (ABB) para Dubai (DXB), receberam instruções conflitantes dos controladores de tráfego aéreo em Mogadíscio. Por volta das 09:32 UTC, a aeronave da Qatar Airways, que voava 38.000 pés, recebeu ordens para subir para 40.000 pés.
No entanto, o Sistema de Prevenção de Colisões no Ar (TCAS) a bordo alertou a tripulação sobre o Airbus A350 da Ethiopian Airlines, que estava a 39.000 pés, levando o voo da Qatar Airways a descer e evitar uma colisão.
O incidente levanta preocupações sobre a segurança da aviação na região, levando a Autoridade de Aviação Civil da Somália a lançar uma investigação. Relatórios recentes destacam controladores não autorizados emitindo instruções contraditórias na Região de Informações de Voo de Mogadíscio.
O novo sistema de comunicação da Somália visa abordar preocupações com a segurança do espaço aéreo, mas as crescentes frustrações com as interrupções causadas pela administração local podem levar a possíveis ações legais e redirecionamento de voos internacionais. Ambos os voos envolvidos no incidente aterraram em segurança, e nenhuma das companhias aéreas emitiu comentários relativamente a esta ocorrência.