A Global Airlines divulgou formalmente que o registo oficial do primeiro Airbus A380 da companhia foi atribuído como 9H-GLOBL.
Este A380, identificado pelo número de série 120 e com aproximadamente 11 anos de idade, foi inicialmente entregue à China Southern Airlines em fevereiro de 2013. A aeronave permaneceu em serviço com a companhia chinesa até ser retirada de operação em novembro de 2022, sendo posteriormente armazenada no deserto de Mojave em dezembro de 2022.
A aeronave deverá deixar o Mojave nas próximas semanas para um destino ainda por revelar onde serão efetuados os preparativos para a entrada em operação.
Conforme noticiado pela Aviação TV, a Hi Fly é um dos parceiros da nova Global Airlines devido à experiência técnica da companhia na operação do Airbus A380.
O CEO da Global Airlines afirmou que: “A compra de uma aeronave requer tempo e, ao longo do ano passado, nós, com o apoio de parceiros, colocámos em prática os alicerces para assumir a propriedade total da aeronave e planear o seu primeiro voo. Muitas pessoas previram que não chegaríamos tão longe, e eu não poderia estar mais feliz por dar ao MSN 120 uma segunda vida. O facto de, após uma inspeção tão rigorosa por intermédio da BCA e da Hi Fly, a aeronave ter sido considerada em tão boas condições é uma prova não só do nosso compromisso inabalável com a segurança, mas também da excelência da engenharia da Airbus.”
A startup com sede no Reino Unido, Global Airlines, irá utilizar este Airbus A380 para dar início às suas operações. A nova companhia deverá iniciar as suas operações comerciais no final de 2024, com base em Londres.