O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, elogiou a qualidade do serviço prestado pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) no voo Maputo-Lisboa, apelando à companhia para aumentar a “ambição” nas suas operações.

Nyusi falava aos jornalistas, em Lisboa, no sábado, durante uma escala na viagem oficial para Roma, onde vai participar na Cimeira Itália-África.

Segundo o chefe de Estado moçambicano, é importante encorajar a companhia de bandeira do país “a enfrentar os desafios necessários” para a sua internacionalização.

A LAM, prosseguiu, deve manter a sua ambição e lutar por conquistas mais notáveis.

A LAM regressou aos voos para Lisboa em 12 de dezembro último, recorrendo a um Boeing 777 de 302 lugares, resultante de uma parceria com a operadora portuguesa EuroAtlantic, ligando as duas capitais três vezes por semana.

A rota Maputo-Lisboa, abandonada pela companhia há quase 12 anos, faz parte do plano de revitalização da operadora, depois de a empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA) ter entrado na gestão da LAM em abril do ano passado para o processo de restruturação.

A operação de regresso da LAM ao espaço aéreo europeu custa cerca de dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros) por mês, avançou em 13 de dezembro o diretor-geral da companhia.

A estratégia de revitalização da empresa segue-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à ineficiente manutenção das aeronaves.

A rede de voos da LAM conta com 12 destinos no mercado doméstico e, a nível regional, voa regularmente para Joanesburgo, Dar-Es-Salaam, Harare, Lusaca, e Cidade do Cabo, enquanto Lisboa é desde 12 de dezembro o único destino intercontinental.

Diariamente, a LAM realiza mais de 40 voos, operados através da sua frota composta por um Boeing 737, três Q400, dois Bombardier CRJ 900 e dois Embraer 145 operados pela sua subsidiária Moçambique Expresso (MEX).

Pode ser uma imagem de aeronave e texto

Ver estatísticas e anúncios

Promover publicação

Todas as reações:

3333