Ontem, dia 18 de dezembro, a Força Aérea Portuguesa (FAP), através da Esquadra 506 “Rinocerontes” realizou o transporte de um recém-nascido com apenas quatro dias de vida do Arquipélago dos Açores para o Continente operado pelo KC-390. Esta missão marcou o primeiro transporte aeromédico realizado pelo KC-390, desde que este tipo de aeronave integrou as operações da Força Aérea Portuguesa.
Devido à necessidade de cuidados neonatais que não estavam disponíveis nos Açores, a Força Aérea foi solicitada para realizar o transporte do recem-nascido até uma unidade hospitalar no Continente.
Após decolar da Base Aérea N.º 11, em Beja, o avião chegou a Ponta Delgada cerca das 18h40 locais, onde a incubadora com o recém-nascido foi colocada a bordo da aeronave. Cerca de meia hora depois, o KC-390 decolou novamente, aterrando em Lisboa às 21h30, totalizando 2 horas e 10 minutos de voo.
A missão integrou uma equipa de saúde militar, do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea (NEA), para além de uma equipa de saúde civil a bordo e os pais da criança.
O KC-390 recentemente incorporado na operação da FAP, é um avião de transporte militar multifacetado, para uso tático e logístico, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. Permite também a realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária.
Foto: Força Aérea Portuguesa