O Aeródromo de Manobra N.° 1 da Força Aérea, localizado em Ovar, foi reconfigurado e é agora designado como Base Aérea N.° 8.
Numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, a recém-designada BA8 adotou o lema “Sou da Forte Europa Belicosa” e viu o Coronel Sérgio Estrela assumir o comando.
Durante o evento realizado em 24 de novembro, foi também reinstaurada a Esquadra 551 – “Panteras”.
Esta esquadra, encarregada da operação dos helicópteros UH-60 Black Hawk, tem como missão principal combater incêndios rurais.
Os UH-60 Black Hawk são destinados para ação aérea e deslocamento de forças no terreno. Inicialmente, dois helicópteros fazem parte de um conjunto de seis, estando prevista a conclusão da frota até 2026. O Major João Inês foi investido como Comandante da Esquadra 551 – “Panteras”.
O UH-60 Black Hawk é um helicóptero utilitário bimotor de médio porte. Com uma tripulação básica de dois pilotos, pode transportar até 12 passageiros na cabine e possui capacidade de despejo de 2950L de água. Com autonomia de voo de 2h30, alcança um raio de ação de 555 km e atinge uma velocidade máxima de 314 km/h.
Nos próximos dois anos, a Esquadra 551 passará por um intenso período de formação e qualificação de tripulações para estar plenamente capacitada até 2026, quando estará pronta para realizar a missão para a qual foi reativada.
Foto: Força Aérea Portuguesa