A Emirates continua a ser destaque no Dubai Airshow 2023, depois de ter começado a semana com uma significativa encomenda à Boeing. A companhia com sede no Dubai anunciou um acordo com a Airbus para prolongar a longevidade da operação da frota de mais de uma centena de Airbus A380.

Com uma frota de 119 unidades, o superjumbo é, sem dúvida, um dos emblemas das Emirates. Apesar do fim da produção do A380, a Emirates tem reafirmado o seu compromisso com o tipo, que tem sido sublinhado pelos seus investimentos recentes.

No Airshow a companhia explicou em comunicado que investiu mais de 1,5 mil milhões de dólares numa série de acordos destinados a manter o A380 nos céus por mais tempo. Com estes investimentos, espera “manter e melhorar a eficiência operacional, bem como maximizar o desempenho da frota e a fiabilidade durante a próxima década”.

O facto de a Emirates estar a trabalhar para tirar o melhor partido da vida útil do A380 e, ao mesmo tempo, melhorar a sua eficiência operacional significa que o modelo continuará a estar na vanguarda da experiência dos seus clientes nos próximos anos. Isto também é evidenciado pelo programa de modernização interna (retrofit) em curso, que está avaliado em cerca de 2 mil milhões de dólares.

A parceria mais notável entre as que compõem o mais recente investimento da Emirates no A380 materializa-se no acordo com a Lufthansa Technik. Como parte deste acordo, a divisão de manutenção da companhia aérea alemã “fornecerá serviços de manutenção de base (BMS) para os A380 da companhia aérea e fornecerá verificações C adicionais para a aeronave ao longo dos próximos três anos”, sendo que estes serão realizados em Manila, nas Filipinas.

A companhia do médio-oriente estabeleceu também acordos com a Safran e à Collins Aerospace para fornecer serviços de manutenção e revisão para os trens de aterragem dianteiro e principal do superjumbo. Foram igualmente anunciados acordos com a Honeywell e Pratt & Whitney que garantirão suporte para as rodas e sistema de travões do Airbus A380 e das unidades de potência auxiliares (APUs), respectivamente. No que diz respeito a componente gerais, as peças continuarão a ser fornecidas pela OEMServices, uma empresa com a qual a Emirates já trabalha há 15 anos.

Em declarações sobre este conjunto de parcerias, o Presidente da Emirates, Sir Tim Clark, afirmou que:

“O A380 fez e continuará a fazer parte da história da Emirates. O nosso compromisso contínuo e confiança no A380 são a razão pela qual estamos a investir fortemente para manter a frota em perfeitas condições. A aeronave faz parte nossa rede e da proposta aos cliente para a próxima década, e queremos garantir que a nossa frota esteja em ótimas condições operacionais.”