O terceiro dia no Dubai Airshow 2023 arrancou com a visita do Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos que visitou o certame com o irmão, o Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, vice-presidente e vice-primeiro-ministro dos EAU.

Foto: Aviação TV

Nos dois primeiros dias da edição deste ano do Dubai Airshow foram anunciados vários pedidos de aeronaves, com destaque para a Boeing que aumentou significativamente a carteira de encomendas. O terceiro dia do evento contou apenas com um pedido – o segundo do show para a Ethiopian Airlines, desta vez para aeronaves Airbus.

A Ethiopian Airlines opera atualmente uma frota diversificada de longo curso, incluindo aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e A350 – o único tipo de Airbus da frota.

A companhia aérea africana pretende crescer agressivamente e, nesse sentido, já no segundo dia do evento, fez pedidos firmes de mais de 30 Boeing 787 e 737-8, com opções para mais de 30. No terceiro dia do Dubai Airshow 2023, a Ethiopian assinou igualmente um memorando de entendimento (MoU) com a Airbus para adquirir 11 Airbus A350-900 adicionais.

Estes 11 aviões somam-se aos 20 Airbus A350-900 que a companhia aérea já opera. Além disso, a Ethiopian Airlines – o maior cliente do tipo em África – também tem quatro Airbus A350-1000 encomendados.

Comentando sobre o pedido, o CEO do Grupo Ethiopian Airlines, Mesfin Tasew, disse que a companhia aérea está “apostada em expandir o tamanho da frota, adquirindo aeronaves de tecnologia mais recente…” O Diretor Comercial e Chefe Internacional da Airbus, Christian Scherer, destacou a localização benéfica do país, mencionando que a companhia aérea pode tirar proveito do A350 enquanto “aproveita os benefícios da posição geográfica única da Etiópia, que oferece as conexões mais rápidas entre a China e a América Latina”.

Para além desta importante encomenda para o fabricante europeu, o terceiro dia do Dubai Airshow 2023 contou com outros anúncios importantes de vários setores da indústria:

Egyptair escolheu assentos Astrova da Panasonic Avionics: O fabricante japonês anunciou que a Egyptair será a primeira companhia aérea em África a utilizar a sua solução de assentos Astrova. Como parte do acordo, os assentos da classe executiva A350 da Egyptair serão equipados com monitores OLED 4K de 19 polegadas e os ecrãs da classe económica de 12 polegadas. A Panasonic também fornecerá serviços de conectividade em voo para essas aeronaves.

A Flydubai tem planos para construir uma nova instalação de MRO: A companhia aérea anunciou planos para construir uma instalação de manutenção, reparo e revisão (MRO) no Dubai South até 2026. A instalação num investimento de 190 milhões de dólares será construída pelo Mohammed bin Rashid Aerospace Hub (MBRAH). A nova instalação fornecerá um local para manutenção dos Boeing 737 da companhia, bem como dos novo Boeing 787 encomendados no primeiro dia da edição deste ano do Dubai Airshow.

Como temos acompanhado, a edição deste ano do Dubai Airshow, tem-se mostrado muito favorável para a Boeing. O fabricante norte-americano, arrecadou perto de 400 pedidos, memorandos de entendimento, cartas de intenções e todos os instrumentos habituais foram assinados, com muito foco nas aeronaves widebody da Boeing

A Airbus conseguiu assegurar algumas vendas significativas, especialmente do Airbus A350 e progrediu com acordos que ainda não foram anunciados – com a Emirates e a Turkish Airlines (já que os pedidos não se concretizara até ao fecho do terceiro dia).

Para os últimos dois dias do evento, que decorre até sexta-feira dia 17 de novembro no Dubai World Center (DWC), não se esperam grandes anúncios de encomendas, mas até ao fecho desta edição vamos acompanhar os acordos que ainda poderão ser estabelecidos.