O Aeroporto Schiphol em Amsterdão recusou-se a alocar slots para novas companhias para o verão IATA 2024, incluindo a JetBlue, anunciou o coordenador de slots ACNL. As companhias aéreas com direitos históricos também receberão menos 3,1% de slots devido aos esforços do governo holandês para reduzir o número de voos e reduzir o ruído. De relembrar que, a companhia norte-americana JetBlue, iniciou as operações para Schiphol com Airbus A321LR em Agosto de 2023.

A JetBlue já havia apresentado queixas contra o governo holandês e junto UE em relação a essas medidas e ameaçou fazer lobby para retirar os slots da KLM no aeroporto JFK de Nova York em retaliação. O governo holandês pretende reduzir os voos em Schiphol para 452.500 por ano, o que gerou críticas da KLM e de grupos industriais.

A situação em Schiphol destaca os desafios e controvérsias associados à atribuição de faixas horárias nos aeroportos e aos esforços mais amplos para gerir o tráfego aéreo e o ruído nos principais aeroportos internacionais.